top of page

Pensamentos intrusivos?


"Graphic Tectonic" de Josef Albers (1941)

De 2023 para cá, o termo “pensamentos intrusivos”, apesar de não ser um conceito psicanalítico, também invadiu os espaços das redes sociais. No ano passado, cerca de 900 milhões de visualizações no TikTok estavam relacionadas à tag “intrusive thoughts”.


A principal característica é a brincadeira de quando um pensamento intrusivo “vence” e a pessoa tem algum atitude perturbadora, inconveniente ou cômica.


Mais do que problematizar se o termo tem sido usado corretamente ou não, é interessante pensar os motivos de, especificamente esse termo, entre tantos outros, ter viralizado.


É importante resgatar que os pensamentos intrusivos, apesar de não exclusivos, são comuns em experiências relacionadas à neurose obsessiva. Na neurose obsessiva, o sujeito se vê, em diversas situações, invadido por pensamentos perturbadores, muitas vezes requerendo reações em forma de atos rituais para que os pensamentos sejam apaziguados.


Além disso, os pensamentos intrusivos não são simplesmente intrusivos. Sua principal característica é que são perturbadores e inconvenientes. Nesse ponto de vista, podemos nos questionar se, por trás da viralização do termo, não existe uma questão acerca da própria ideia de liberdade.


De algum modo, muito se tem falado, principalmente entre mais jovens, sobre bombardeio cognitivo. Se a digitalização do cotidiano permite tanta intrusividade, é preciso questionar acerca de uma vida em que a mente é constantemente hiperestimulada.


A clínica psicanalítica mais contemporânea ressalta a importância da metabolização das vivências. Vivências não metabolizadas acabam se tornando como substâncias tóxicas para a mente, que não podem ser pensadas nem sonhadas. Quem sabe então o meme dos pensamentos intrusivos fale dessa reatividade, principalmente no mundo digital: quando nosso padrão de consumo de estímulos está mais relacionado ao que nos toma de assalto do que com o que é escolhido ou mesmo desejado.


Se o modo atual de vida tem como matéria prima tanta intrusividade, é preciso questionar acerca de uma vida em que a mente é constantemente capturada. Além disso, é necessário apontar que a cognição tem sido um assunto recorrente no meio da saúde mental. De que maneira a vida atual afeta a nossa memória, desejo, vontade, atenção?

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page